:
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Descrição

O Data Feed Economatica é um sistema de agendamento de geração de arquivos de dados em formato texto CSV, TXT ou JSON. Esse arquivos têm conteúdo determinado por telas pré-gravadas pelo usuário no sistema Economatica. Os agendamentos são determinados para cada dia da semana e o ritmo é repetido semanalmente.

Os arquivos são gerados nos horários agendados e disponibilizados para download por FTP ou HTTPS.

O Data Feed Economatica foi desenvolvido de modo a não necessitar programação de acesso a uma API REST por parte do usuário. A cada geração agendada, o usuário deve fazer o download do arquivo e pode acessar diretamente todas as informações atualizadas através do formato CSV, padrão de mercado, que tem uma ampla gama de ferramentas disponíveis para sua manipulação.

Agendamento

O agendamento da geração deve ser feito no menu Data Feed do sistema Economatica.

A geração será feita baseada no conteúdo da tela pré-gravada no momento de cada geração, portanto se houver alteração na tela entre o momento do agendamento e da geração, é este último que irá prevalecer.

Download de arquivos

No agendamento das gerações o usuário pode configurar se o acesso de download será feito por protocolo FTP (FTPS), HTTPS, ou ambos. No caso de alteração desta configuração, ela será válida para os arquivos gerados após o momento da alteração. 

Download por FTP

Os arquivos estarão disponíveis no servidor ftp://datafeed.economatica.com

Suporte a FTP e FTPS (FTP Secure, com camada TLS) para segurança de dados. A transferência de arquivos é feita em FTP modo passivo.

O nome de usuário e senha de login são os mesmos do login no sistema Economatica.

A estrutura de diretórios respeitará a mesma estrutura das telas pré-gravadas que foram agendadas para geração dos arquivos. Exemplo: se a tela pré-gravada agendada foi a "screening.GLW" que estava na pasta "exemplo-datafeed", o arquivo estará disponível em ftp://datafeed.economatica.com/exemplo-datafeed/screening.csv

No caso de pedido de aviso por email quando acontece a geração, o arquivo estará disponível no servidor FTP em até 5 minutos após recebimento do email. Esse tempo não se aplica para download por link HTTPS (abaixo), em que o arquivo estará disponível imediatamente.

Download por link HTTPS

É a opção "Download por link" da tela de agendamento.

O endereço URL do link de download deve ser copiado diretamente da tela de agendamento e continua válido para todas as gerações subsequentes deste arquivo. Este link não exige login.

Se a configuração de download por HTTPS for desligada e mais tarde religada, o link será alterado, o anterior não será mais válido e não há como voltar ao link anterior. Se isso for feito certifique-se de reconfigurar seu download com a nova URL.

Formato dos arquivos

No momento do agendamento da geração dos arquivos é possível escolher se o formato gerado será CSV, TXT ou Json. No caso de alteração desta configuração, ela será válida para os arquivos gerados após o momento da alteração

Formato CSV

É o formato a ser usado preferencialmente. Ele segue a especificação RFC-4180.

  • Primeira linha com os títulos das colunas
  • Um registro por linha à partir da segunda linha
  • Campos numéricos
    • com ponto decimal (".")
    • sem separador de milhar
    • conforme a ordem de grandeza pode ser usado formato científico (exemplo: "5.47E-8")
    • sem aspas
  • Campos com datas usando formato ISO-8601 ("AAAA-MM-DD") entre aspas duplas
  • Campos texto entre aspas duplas

Formato TXT

É o formato legado de geração de arquivos texto, mantido por compatibilidade com aplicações existentes.

Cada janela exportada aparece no arquivo como:

  • uma linha em branco como separador
  • duas linhas com o título da janela e o ativo a que pertencem os dados da janela
  • uma linha em branco
  • um bloco com formato similar ao CSV, exceto que o separador decimal e formato de datas seguem a configuração do usuário.

Formato Json

É o formato a ser usado preferencialmente por programas ou sites para troca de informações entre serviços de sistemas. 

 

  • No labels